Rede Municipal De Ensino De São José Do Sul Contará Com Programa De Educação Socioemocional

Rede Municipal De Ensino De São José Do Sul Contará Com Programa De Educação Socioemocional

julho 14, 2021 0 Por admin

A Prefeitura de São José do Sul firmou contrato com a Escola da Inteligência (EI) para introduzir na rede municipal de ensino um programa de desenvolvimento das competências socioemocionais. A adesão ao programa idealizado pelo médico psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury representa um investimento de R$ 52 mil e abrange alunos da Educação Infantil e de todos os anos do Ensino Fundamental, bem como suas famílias e capacitação de professores.

“Essa parceria marca uma importante etapa para São José do Sul no ano de 2021”, garante a prefeita Juliane Maria Bender, a Juli. Junto ao seu vice, Laerte Junges, ela reforça que a educação é um dos eixos prioritários de sua gestão. O contrato com a EI foi assinado em março e, agora, em abril o Município recebeu os livros adquiridos.

Além disso, estão previstos para ocorrer encontros entre as equipes pedagógicas da EI e da secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT) para alinhamento de ações. Encontro socioemocial com a equipe de Educação do Município também está planejado para capacitação referente ao material adquirido.

Para maio está previsto um encontro com as famílias com o tema “Arquitetos da Emoção”. A ação, que deve ocorrer de forma virtual, tem como objetivo convidar a comunidade escolar para um diálogo sobre a importância do núcleo familiar na formação saudável do ser e no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Ao longo dos demais meses outras ações como workshops e acompanhamento pedagógico estão programadas. Além disso, os professores da rede municipal poderão realizar o curso EAD “Ser professor: cenário pós-pandemia e novos desafios”.

O titular da SMECDT, José Paulinho Brand, diz que a parceria com a EI é fruto da inquietação trazida por um novo olhar para a rede municipal de ensino aliado à preocupação sobre os desafios e o desempenho insatisfatório no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e à inquietação em relação aos níveis de aprendizagem dos alunos durante a pandemia. “(Isso) Nos impulsionou a buscar projetos inovadores e meios de desenvolver novos aprendizados e competências nas nossas crianças e jovens”, afirma.

“Acreditamos que a educação tem o desafio de transformar as novas gerações, promovendo as aprendizagens e competências necessárias para os desafios do século XXI por meio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, mas também valorizar a história, a cultura e os valores do nosso povo”, reforça o secretário. Paulinho destaca, ainda, que buscar soluções baseadas no desenvolvimento socioemocional tem sido indicado por vários especialistas em educação como ponto primordial para a retomada das atividades neste ano letivo e para dirimir impactos gerados pelo isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Os 10 pilares do programa
1 – Formar uma geração que pensa como espécie;
2 – Fornecer ferramentas para autonomia do “eu” como autor de sua história;
3 – Desenvolver autoestima a consciência de que cada ser humano é único no teatro da vida;
4 – Desenvolver um eu que aprende a corrigir rotas e a expandir seus potenciais;
5 – Desenvolver habilidade de interpretação dos comportamentos;
6 – Fornecer ferramentas para o desenvolvimento de uma mente criativa;
7 – Desenvolver empatia nas relações sociais;
8 – Desenvolver um raciocínio esquemático;
9 – Fornecer ferramentas para aprender a lidar sabiamente com as situações de estresse;
10 – Trabalhar as necessidades do mercado de trabalho como perseverança, postura empreendedora, capacidade de recomeçar e proatividade.

Confira a matéria completa em: https://jornalibia.com.br/regiao/saojosedosul/rede-municipal-de-ensino-de-sao-jose-do-sul-contara-com-programa-de-educacao-socioemocional/?fbclid=IwAR2MBte9uZRVMn05c9al8Lj0G1ygktp9E_g6rL9oXHR71gDfICuP0H9pfuw