O município de Ribeirão das Neves lançou projeto inovador na área da longevidade com olhar ampliado para a pessoa idosa: Trilhas da Longevidade. O lançamento contou com a presença de autoridades, além do autor do projeto, Sandro Resende, e a geriatra, Camila Rabelo, presidente da Sociedade Mineira de Cuidados Paliativos para pessoas idosas e representantes de toda a rede de proteção à pessoa idosa no Ginásio Henfil. Com essa iniciativa, a cidade dá um passo importante para proporcionar uma qualidade de vida melhor aos idosos e suas famílias.
Durante a solenidade, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gláucia Brandão, falou um pouco sobre a expectativa com o Trilhas. “Um projeto que foi escrito, coletânea de conhecimento com informações técnicas, científicas e didáticas para preparar a população de Neves na perspectiva da cultura do envelhecimento ativo e saudável da população”, afirma.
Para Gláucia, o objetivo principal é tornar Ribeirão das Neves a cidade amiga do idoso. “Queremos que a cultura se espalhe e que a gente construa uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa para toda população”, afirma.
Para um dos autores do Trilhas da Longevidade, Sandro Resende, a iniciativa vai além da pessoa idosa. “O projeto tem como objetivo fazer com que o poder público enxergue o idoso”, completa. O evento contou ainda com apresentação do grupo de alunos do EJA do município.
A coleção Trilhas da Longevidade contempla uma série de livros e consultoria especializada, aborda tópicos fundamentais e levanta reflexões válidas que devem ser discutidas nos dias atuais, considerando que no Brasil tem um processo acelerado de envelhecimento da população. Por isso, a importância de empoderar a pessoa idosa e preparar as famílias.
O material conta com autoria de Floriano Pesaro e Sandro Resende, profissionais com formação acadêmica sólida, além de uma densa trajetória profissional em termos de reflexão, formulação, legislação e gestão de políticas públicas relacionadas à juventude e à velhice.