Portal de Notícias

(62) 3924-2550
contato@inteligenciaedu.com.br

Aparecida De Goiânia: Com EI, 94,8% Dos Alunos Apresentaram Melhorias No Desempenho Escolar

Há quatro anos o Município de Aparecida de Goiânia (GO), em parceria com a empresa Inteligência Educacional, implementa o Programa Escola da Inteligência (EI) em suas escolas. Em 2014, foram 30 escolas beneficiadas na rede municipal, atingindo mais de 18 mil alunos, além de professores e familiares. A avaliação de resultados, aplicada junto aos alunos e professores, apontou que 94,8% dos estudantes apresentaram melhorias no desempenho escolar com a implantação do Programa.

A metodologia da Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal do psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury e promove, entre outras coisas, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como pensar antes de reagir, colocar-se no lugar dos outros, proteger a emoção e trabalhar perdas e frustrações.

A professora do 2.º ano da Escola Municipal Ari Caetano, Luciana Maria Basso de Almeida, conta que as crianças se envolvem intensamente nas aulas. “Em momentos livres em sala de aula, elas pedem permissão para ler o livro, e, durante as aulas da EI, participam dando opiniões e relatando suas experiências de vida”, diz.

Outro aspecto destacado pelos professores foi a melhoria no vocabulário, escrita e leitura dos estudantes. “A Escola da Inteligência, para mim, é uma atividade que ajuda muitas crianças a desenvolverem a leitura e a inteligência”, opina Maria Isabel, aluna do 5.º ano da Escola Municipal Luiz da Paixão. Melhorias no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal dos alunos também foram apontadas pelos docentes.

Os professores também são beneficiados: 99% deles apontaram que o Programa contribui para o seu trabalho e vida pessoal. A professora Lana Cristina Magalhães Rosa, da Escola Municipal Alexandre Garcia, conta que, entre as contribuições do programa no desenvolvimento do seu trabalho, estão maior união com seus alunos. “Passamos a nos relacionar melhor, nos colocar no lugar do outro e sermos mais autoconfiantes”, diz.

Luciene Ferreira de Carvalho, professora do 8.º ano da Escola Municipal Pontal Sul, considera que “a Escola da Inteligência influencia muito no educar com qualidade e enriquecer as potencialidades dos alunos e professores, faz aflorar o diálogo e a troca de experiências de vida”.

O Programa traz para a sala de aula reflexões e debates sobre tolerância, autoestima, determinação, autoconfiança e persistência, destaca a professora do 6.º ano da Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, Andréia Neto Pereira. “Também promove a interação entre o grupo… nos aproxima como seres em constante aprendizado.”

A professora Marinete de Souza Lima, da Escola Municipal Telma Regina, considera que o Programa Escola da Inteligência abre um espaço não só para a escola e educadores, mas também para as famílias repensarem algumas funções e atitudes que um cidadão de bem precisa para relacionar consigo e com o próximo. “Os debates contribuem para melhorar o desenvolvimento interpessoal, a timidez, a autoestima, a ansiedade, a diminuição da violência, o respeito e principalmente o amor ao próximo”, diz.

O Programa Escola da Inteligência é aplicado durante 1 hora/aula por semana e abrange não apenas os alunos, mas também pais e equipe escolar, com ações específicas que visam promover o aumento da qualidade de vida e do bem estar; desenvolver habilidades para lidar com pessoas e administrar conflitos; gerenciar o estresse, a ansiedade e a insegurança; desenvolver a empatia e o trabalho em equipe.

Mais informações sobre a Escola da Inteligência pelo telefone (16) 3602-9420, site escoladainteligencia.com.br ou pelo e-mail contato@escoladainteligencia.com.br.

Texto: Janaína Maria de Castro – Analista de Comunicação do Grupo Educacional Augusto Cury

Matéria original em: http://escoladainteligencia.com.br/aparecida-de-goiania-com-ei-948-dos-alunos-apresentaram-melhorias-no-desempenho-escolar/

Faça uma pesquisa
Notícias Recentes

Notícias Relacionados