Dia 9 de novembro é sempre de festa para Vitória da Conquista! Já que é quando a cidade baiana comemora a emancipação política que a tornou município independente. Portanto, o dia é de comemorar. Este ano em especial, quando completam 182 anos de Vitória da Conquista (BA), a prefeitura preparou uma programação especial com diversos momentos. Com missa em ação de graças e corrida Corrida da Cidade, que dividirão a atenção com o 1º Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista (FESTECCOM) que acontece juntamente com o Congresso Municipal de Educação.
As comemorações começaram ontem (9/11) e vão até o dia 12. O congresso de educação, em paralelo com o festival, será voltado para professores, pedagogos, monitores, assistentes sociais e psicólogos. Simultaneamente, atrações culturais, estandes de gastronomia, tecnologia, apresentação do projeto esportivo dos irmãos Nogueira e shows musicais, estarão gratuitamente disponíveis ao público em geral!
Até o momento, já passaram pelo Centro Cultural Glauber Rocha, onde acontecem as atrações, mais de 5 mil pessoas. O festival permite a visitação de stands para conhecer os projetos apresentados pelos palestrantes da área de educação.
Um lugar especial para os irmãos Nogueira e o Projeto Esportes Para Além das Fronteiras
Para quem não conhece bem a história dos gêmeos lutadores, eles são naturais de Vitória da Conquista, onde cresceram e começaram seus estudos em artes marciais. Com o projeto social do Instituto Irmãos Nogueira e a parceria com a Inteligência Educacional, o Projeto Esporte Para Além das Fronteiras está em ‘casa’ para ser trabalhado e divulgado.
Durante os dias de evento, acontecerá uma palestra especial dos irmãos Minotauro e Minotouro para apresentação do projeto ao público. Enquanto, paralelamente aulas de luta e de aplicação de algumas das lições do material serão ministradas para cerca de 450 anos de escolas escolhidas e uma aula aberta para toda a população no dia 11 (amanhã).
Todo o evento tem acesso e entrada gratuita, só é necessário credenciamento de inscrição para o congresso educacional para educadores.
O Projeto Esporte Para Além das Fronteiras – Lutas
O projeto Esporte Para Além das Fronteiras foi criado pensando na importância de garantir o ensino de Educação Física de qualidade buscando atuar de forma direta nos projetos de vida e tomada de decisões dos estudantes.
Com proposta inovadora, proporciona conhecimento de práticas corporais variadas e, ainda, o desenvolvimento de um conjunto amplo de habilidades, ao mesmo tempo técnicas, socioemocionais e interdisciplinares.
Esporte para além das fronteiras traz renomados autores na área esportiva, como Felipe Piovesana e Pedro Trengrouse, Rogério (Minotouro) e Rodrigo Nogueira (Minotauro) no caderno de lutas.
A obra aborda conhecimentos relacionados a múltiplos esportes e, além disso, o estudante terá contato com variados conteúdos capazes de torná-lo protagonista da sua vida, por meio de regras básicas, fundamentos técnicos, organização das equipes, influência positiva de ídolos, valores e outras informações relevantes.
A Inteligência Educacional acredita na importância de trabalhar esportes nas escolas, por possibilitar aos estudantes a experiência com diferentes jogos e atividades e o desenvolvimento de habilidades transversais à Educação Física. Nesse sentido, grandes resultados são conquistados, como a [auto]confiança, as capacidades sociais e a habilidade de solucionar problemas e se adaptar ao novo.