Portal de Notícias

(62) 3924-2550
contato@inteligenciaedu.com.br
Ariana Lobo, editora na Inteligência Educacional, cria projeto artístico e incentiva a democratização da poesia por meio do lambe-lambe.

Ariana Lobo, editora na Inteligência Educacional, cria projeto artístico e incentiva a democratização da poesia por meio do lambe-lambe.

Ariana Lobo é professora de redação e de literatura, analista editorial na Inteligência Educacional, poetisa e contista. Escreve literatura há 15 anos. No ano passado, a escritora começou a usar o lambe-lambe como meio de divulgação dos seus poemas pelas ruas da capital goiana e passou a publicar as fotos deles em suas redes sociais com o hashtag #poesiapraversecola. Com o tempo, a hashtag acabou se transformando em um projeto de intervenção artística urbana que visa a democratização da poesia e, consequentemente, a aproximação do gênero – muitas vezes considerado difícil ou inacessível – do cidadão goianiense. Por isso, o projeto criado pela a autora surgiu de forma tímida e despretensiosa, mas começa a tomar proporções maiores,  inclusive com repercussão midiática e aprovação em editais de fomento à cultura. 

Recentemente, o Jornal O Hoje divulgou uma matéria sobre a arte a céu aberto, em que Ariana teve seu trabalho enfatizado. Na entrevista, ela relata que tem o tempo como tema central das suas obras: “a passagem do tempo, a relação presente-passado-futuro, os finais e inícios de ciclos, as memórias e as conjecturas futuras”.   

O lambe-lambe 

Lambes, lambe-lambe ou poster-bomber são posters artísticos, normalmente colados em espaços públicos, principalmente nas ruas, e são muito comuns atualmente como intervenção artística urbana. Logo, eles podem carregar frases de protesto, denúncia trechos reflexivos, de humor ou, como é o caso do trabalho de Ariana, poesia. Nesse sentido, o termo lambe-lambe se refere ao processo de colagem e às pinceladas de cola necessárias para fixar os cartazes, o que resulta na arte expressada nos muros, viadutos, fachadas e postes da capital. 

 

Divulgação: #poesiaparaversecola. Lambe-lambe, por Ariana Lobo.

Divulgação: #poesiaparaversecola. Lambe-lambe, por Ariana Lobo.

 

A arte a céu aberto transforma a paisagem urbana e se torna uma importante ferramenta para a identificação e aproximação dos pedestres/leitores às manifestações artísticas atuais. Portanto, os pedestres são pegos de surpresa com um trecho poético que pode gerar identificação e, consequentemente, reflexão. “Inclusive vez ou outra recebo feedbacks, no direct do meu Instagram, de pessoas que agradecem e dizem que foi importante ler aquilo, pois precisavam daquela mensagem. E eu gosto disso: pegar o leitor de surpresa, quando ele menos espera, no meio da rua (e, muitas vezes, na correria) com uma mensagem poética que o tira, mesmo que momentaneamente, do modo automático do cotidiano”, explica a escritora.

A poesia precisa ser acessível

Ariana escolheu as ruas do Centro da Capital goiana, bairro onde reside, como palco para a sua arte, mas também expõe seus lambes em vários bairros de São Paulo. Bem como, em São Paulo, onde se deu a primeira intervenção artística da autora, em julho de 2022. 

É certo que os lambes transmitem mensagens e reflexões que podem ressoar com os pedestres, causando reflexão. No entanto, a principal mensagem que Ariana pretende transmitir com o projeto #poesiapraversecola é política e social. Afinal, para ela, a arte, e principalmente a poesia, precisa ser acessível e não se limitar a ambientes acadêmicos e/ou elitistas.

Eu poderia escrever os mais belos e valorosos poemas, mas, se eu os deixasse engavetados ou limitados aos ambientes acadêmicos, talvez eu jamais fosse lida. Quando a poesia se torna parte da paisagem urbana, juntamente com outras artes, como o grafite, ela se torna acessível e é recebida até mesmo com mais simpatia”, ressalta a Ariana Lobo. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe esse e outros do nosso blog com amigos e colegas de trabalho! Leia notícias e conteúdos exclusivos da nossa revista pelo Site. Além disso, acompanhe nosso conteúdo ainda nas redes sociais! Nos siga no Instagram e no Facebook. Inscreva-se em nossos canais no Youtube e no Podcast (você pode ouvir pelo Google Podcast, Anchor ou Spotify).

Fonte: 

Antunes, Everton. Arte a céu aberto: a popularização do lambe-lambe em Goiânia. O Hoje, 04 de março de 2023. Disponível em: https://ohoje.com/noticia/cidades/n/1481758/t/arte-a-ceu-aberto-a-popularizacao-do-lambe-lambe-em-goiania/. Acesso em: 05, março e 2023.

Faça uma pesquisa
Notícias Recentes

Notícias Relacionados