Portal de Notícias

(62) 3924-2550
contato@inteligenciaedu.com.br

Capacitação para professores da rede municipal de Lucas do Rio Verde-MT com a participação do escritor Edergênio Negreiros, autor da coleção Afroletramento 

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde realizou uma formação no município para professores das turmas dos 4° e 5° anos do ensino fundamental da rede municipal, ministrada pelo escritor Edergênio Negreiros, autor da Coleção Afroletramento, material produzido pela Inteligência Educacional. O encontro levou o tema “Educação Antirracista”.

O projeto faz parte das ações que buscam contribuir para o enfrentamento de problemas como o racismo, preconceito e discriminação racial.  Além disso, aborda a importância e o reconhecimento da educação antirracista na formação da população brasileira, composta por diversos povos e suas diferentes histórias. 

Os livros, personagens e histórias do projeto trazem elementos importantes da cultura afro-brasileira, da história africana e afrodiaspórica. Partindo do pressuposto que a educação antirracista visa uma sociedade mais igualitária, promove a democracia e a construção saudável da cidadania, é evidente o poder do material na educação.

Além disso, a coleção encontra respaldo na Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino das histórias e culturas afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil e está em consonância com a BNCC, afirma Edergênio.

Logo, a parceria da Inteligência Educacional com a Secretaria de Educação possibilita que toda a comunidade escolar tenha acesso à coleção, que trata ludicamente sobre as desigualdades e o preconceito, propondo soluções para combatermos esses problemas e construirmos uma sociedade mais justa e igualitária!  

“O livro trata de personagens afro-brasileiros, abordando de maneira positiva as histórias de vida e sonhos a serem realizados. Isso faz com que o aluno se identifique com esses personagens e auxilia os professores para que possam falar de maneira mais leve o tema”, afirmou a assessora pedagógica, Edileuza Dourado, que também participou da capacitação. 

 Saiba mais sobre o trabalho da Inteligência Educacional para a promoção de uma educação antirracista e sua atuação em diversas regiões do Brasil. Quer saber mais sobre a Coleção Afroletramento? Acesse o nosso site ou entre em contato com o comercial. Fique por dentro das demais ações da Inteligência Educacional em nosso Portal de Notícias. Confira também os nossos conteúdos no Instagram.

Fonte: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11473 

Faça uma pesquisa
Notícias Recentes

Notícias Relacionados