Com o tema “Educação Antirracista”, a Secretaria de Educação de Inhumas-GO realizou uma formação no município para professores das turmas dos anos inicias, (1° ao 5° ano) do ensino fundamental, da rede municipal. O evento foi ministrado pelo escritor Edergênio Negreiros, autor da Coleção Afroletramento.
A educação antirracista, que é a base da coleção, visa uma sociedade mais igualitária, promove a democracia e o desenvolvimento de verdadeiros cidadãos. Os livros, personagens e enredos do projeto trazem elementos importantes da cultura afro-brasileira, da história africana e afrodiaspórica. “As narrativas que compõem a coleção propõem aos estudantes, de forma lúdica, ensinamentos como: respeito, atitudes valorativas, educação para a diversidade étnico-racial, representatividades, entre outros. Penso que não apenas a comunidade escolar, mas a sociedade como um todo, terá conquistas incomensuráveis”, afirma Edergênio.
Nesse sentido, a parceria com a secretaria de Inhumas possibilita que toda a comunidade escolar tenha acesso a um material rico, que discute as desigualdades e o preconceito, apresentando soluções para se combater esses problemas. “Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto que fizeram com que se tornasse realidade em Inhumas-GO, buscando uma educação de qualidade, antirracista, capaz de produzir uma sociedade consciente, justa e que respeite a diversidade étnico-racial”, completa Gustavo Henrique Camilo, Secretário Municipal de Educação de Inhumas-GO.
O material é produzido pela Inteligência Educacional, Editora e produtora de conteúdo na área educacional e social, com projetos didáticos, paradidáticos e literários, que atende às redes públicas e privadas de todo o Brasil.