Portal de Notícias

(62) 3924-2550
contato@inteligenciaedu.com.br

Livro da Coleção Afroletramento, se torna objeto de estudo em artigo que debate lei de obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil.

Em artigo publicado pelo Instituto Federal Goiano, Amanda Karla Correa Rêgo e Luciene Pereira da Silva trouxeram à tona a importância do livro Africalidades, da coleção Afroletramento, para a aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras.

No artigo, foi abordado sobre a obra de Edergênio Negreiros Vieira, que conta com ilustrações da artista angolana Francisca Nzenze Meirelles, que faz parte da coleção Afroletramento da Inteligência Educacional. Destinada aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, a coleção dedica-se a levar às crianças temáticas da história e cultura afro-brasileira e africana, e mostrar sobre a importância da cultura negra na formação da nossa sociedade. Obras como essa são essenciais para que a educação consiga incluir novas vivências, valorizando as nossas origens, e contribuindo para que as crianças cresçam abertas a esse debate e cientes da sua importância.

O artigo conclui que devido à persistência do racismo estrutural, a lei de obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileira e africana se tornou fundamental e indispensável devido ao déficit de aprendizagem que se apresentava, inclusive na formação dos professores.

Obras como o livro Africalidades, são um importante apoio ao professor e revisitam elementos indispensáveis da cultura e história africana, se tornando um significante modelo de representatividade, principalmente por ter como parâmetro não só o período da escravidão, mas também uma visão positiva da história dos povos africanos, deixando claro na formação dos estudantes a importância da cultura negra na construção da nossa sociedade.

Faça uma pesquisa
Notícias Recentes

Notícias Relacionados